Você conhece o Pilates Funcional?

Provavelmente você já ouviu falar em pilates, ou até mesmo em pilates funcional, mas ainda tem algumas dúvidas sobre a diferença entre eles. As duas atividades trazem benefícios para a sua saúde, mas o que diferencia a primeira da segunda modalidade, é que ela trabalha as técnicas tradicionais do pilates, atendendo as necessidades específicas de cada indivíduo.

Foram somados ao pilates tradicional movimentos de musculação, de Reeducação Postural (RPG), Iso Stretching (proposta terapêutica para a postura e coluna) e o treinamento funcional. Continua sendo um trabalho de corpo e mente, que exige muita concentração e acompanhamento da respiração durante os exercícios.

Por que aderir ao pilates funcional

O principal benefício do pilates funcional é proporcionar uma movimentação melhor do corpo. Depois de alguns treinos, podemos sentir melhorias na resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio. Para quem deseja melhorar o condicionamento cardiovascular, os exercícios exigem movimentos ritmados que estimulam o aumento da frequência cardíaca, contribuindo para uma melhora significativa na circulação sanguínea do praticante.

Comprovadamente, os treinos funcionais ajudam a evitar possíveis lesões e, com o passar do tempo, nota-se o ganho de equilíbrio, fazendo com que o praticante passe a se movimentar com mais estabilidade e fique livre da possibilidade de torções e contusões. Além disso, os exercícios desenvolvem a musculatura e melhoram a qualidade de vida tanto no trabalho como no lazer.

O pilates, em todas as suas modalidades, traz muitos benefícios para sua saúde e bem-estar.

Depois de conhecer alguns benefícios e como funciona a aplicação do pilates funcional, você imaginar que esse tipo de atividade seja apenas para atletas. Mas não há motivos para preocupações, pois o pilates funcional se adéqua a qualquer pessoa, independentemente do biotipo, ou se há ou não experiência com atividades físicas. O profissional responsável irá conduzir o aluno durante a atividade, através de um conjunto de exercícios elaborados para enquadrarem ao histórico e necessidades do praticante, sempre pensando na sua evolução prática.

Nas aulas funcionais, são utilizados aparelhos do pilates tradicional, como a bola suíça e a prancha de equilíbrio, mas esses materiais são adaptados para outros tipos de exercícios mais dinâmicos, colaborando para a perda de gordura corporal. Logo se nota uma melhora na capacidade respiratória, que aumentará conforme a prática dos exercícios que coordenam movimento e respiração.

Como algumas técnicas do yoga fazem parte do circuito, o pilates funcional é também indicado para ex-fumantes, como uma alternativa para aliviar a abstinência e melhorar a capacidade respiratória.
Além do ganho da habilidade, os movimentos praticados são rápidos e procuram diminuir o tempo de reação aos mais diversos estímulos.
E se o seu problema é postura, você encontrou a atividade certa. Hoje em dia, é comum realizarmos muitas atividades sentados. Ficamos horas em frente ao computador, seja trabalhando ou a lazer e, na maioria das vezes, não nos atentamos à forma como estamos sentados e como essa postura inadequada pode afetar a nossa coluna e comprometer a nossa saúde a longo prazo.

Na realização dos movimentos há uma preocupação constante para executá-los na postura adequada, estimulando o aluno a exercitar a correção da postura durante as atividades e no dia a dia.

Os benefícios do pilates funcional são muitos, não só para a saúde do corpo, mas também da mente. A prática constante dessa atividade é garantia de qualidade de vida e bem-estar para uma vida inteira.

Se você ficou com alguma dúvida, escreva aqui nos comentários. E não deixe de acompanhar mais dicas como essa nas nossas páginas do Facebook e Instagram.

personal trainer vale a penalesões mais comuns