Saiba o que considerar antes de começar a treinar

Saiba o que considerar antes de começar a treinar

A vontade de começar a treinar pode levar à tomada de decisões precipitadas, seja com relação à escolha da academia e até mesmo do horário do treino, que pode ser decisivo para uma boa performance.

Se você quer começar a praticar exercícios físicos regulares, deve considerar alguns aspectos que serão determinantes para a continuidade da rotina de treinos.

Portanto, acompanhe nossas dicas e saiba quais fatores avaliar antes de começar a treinar!

Além da motivação, existem outros fatores decisivos para a conquista de bons resultados nos treinos!

O que considerar antes de começar a treinar

Distância da academia

A distância dificulta a assiduidade na academia, portanto, pense nisso e pesquise um local próximo da sua casa, trabalho ou faculdade.
Se o local for próximo e de fácil acesso a pé a partir do seu endereço, perfeito. Assim, mesmo em dias de chuva ou frio, você poderá deslocar-se normalmente até a academia.
Se não houver uma academia tão próxima assim de onde você mora, busque um estabelecimento que facilite sua chegada de carro.
Leve em consideração também academias próximas ao seu local de trabalho ou de estudo para que você consiga conciliar seus compromissos sem perda de tempo e com mais facilidade.

Aspectos estruturais da academia

Trata-se de uma dica valiosa, pois uma boa academia deve oferecer aparelhos, barras, caneleiras, halteres e anilhas em ótimas condições de uso.
Verifique também se há ventiladores espalhados pelo local, espelhos, banheiros em boas condições de uso, armários e bebedouros.
Não deixe de questionar se o lugar está preparado para atender algum incidente e se há requisitos de primeiros socorros.

Qualificação dos profissionais

Antes de começar a treinar, converse com os instrutores e professores que trabalham na academia pesquisada.
Procure saber um pouco sobre a experiência deles como profissionais de educação física e se os mesmos possuem o CREF (registro oficial da profissão).
Profissionais despreparados podem oferecer riscos a sua saúde física, com orientações incorretas de como executar as séries e alongamentos.
Verifique também se há estagiários trabalhando sozinhos. Eles devem estar sempre acompanhados de um professor graduado.

Seja focado(a) e determinado(a)

De nada adianta você fazer parte da melhor academia da sua cidade se não houver foco e determinação para alcançar os resultados que tanto deseja.
Tenha em mente que você não conquistará o corpo dos sonhos da noite para o dia ou após os 3 primeiros meses de treino.
É necessário cumprir à risca a série montada pelo seu instrutor e executar corretamente os movimentos, com atenção à postura e ao controle da respiração entre a contração e o relaxamento dos músculos.
E não se esqueça: invista em uma alimentação saudável e beba no mínimo 2 litros de água por dia.
Seguindo essas dicas, você tomará as melhores decisões para começar a treinar com qualidade, conforme suas preferências e necessidades.
Ficou com alguma dúvida? Então envie suas perguntas para nossa equipe no campo de comentários logo abaixo e não perca as próximas publicações do blog para saber mais sobre saúde e qualidade de vida!

benefícios da pliometria