Conheça os benefícios da Pliometria! | Instituto Aica

Conheça os benefícios da Pliometria! Treino reúne exercícios com saltos e lançamentos

Se você gosta de treinos de intensidade, então precisa conhecer os benefícios da pliometria, uma técnica que reúne exercícios com saltos e lançamentos para potencializar o ganho de massa muscular.

Essa modalidade atrai cada vez mais adeptos e é indicada tanto para quem deseja mais força para os treinos de hipertrofia, como também para quem busca emagrecer e tonificar a musculatura.

Saiba mais sobre o que é a pliometria e conheça os benefícios dessa prática para a sua saúde e estética!

Força e resistência: conheças os principais benefícios da pliometria!

O que é Pliometria?

A Pliometria é uma técnica criada para os atletas olímpicos.
Porém, de uns tempos para cá, os exercícios pliométricos foram adotados nas academias e já são considerados um dos melhores para o ganho de força e resistência.

Como funciona a Pliometria?

O treino pode ser realizado de diversas maneiras.
A princípio, a técnica era específica para o trabalho dos membros inferiores, o que beneficiava os corredores, saltadores e ginastas.
Um exemplo clássico de exercício pliométrico para membros inferiores é saltar de uma caixa de 15cm a uma de 30cm, bater no chão e saltar imediatamente para a caixa de 60cm com muita rapidez.

Benefícios da Pliometria

Além do aumento da força, resistência e equilíbrio, a pliometria traz como benefícios adicionais a reabilitação física, o desenvolvimento da coordenação motora e até mesmo a prevenção de lesões nos joelhos.
Para os corredores, os benefícios da pliometria estão voltados para o aumento da força nos membros inferiores.
Levando em consideração essa máxima, outras categorias de atletas (profissionais e amadores) terão o mesmo resultado ao aderir a esse tipo de treinamento.
Para quem deseja incorporar o treino voltado para os membros superiores, a pliometria pode ser utilizada através de flexões de braços com salto.

Informações adicionais

É preciso salientar que a pliometria é indicada para alunos que praticam musculação, crossfit ou qualquer outra modalidade voltada para o ganho de força e resistência.
Quem pratica atividade física com regularidade a pouco tempo poderá sofrer alguma lesão ao realizar os exercícios de pliometria, pois é necessário aprender a aterrissar antes de praticar grandes saltos.
A intensidade dos exercícios deve ser dosada, uma vez que consome muita energia e geralmente leva o praticante à exaustão.
E o mais importante: se você decidir praticar exercícios de pliometria, siga as orientações de um personal trainer e evite excessos na execução das séries.
Neste artigo, você viu que os principais benefícios da pliometria são o ganho de força e resistência física para o aumento da massa muscular de maneira gradativa e consistente.
Portanto, se você quiser intensificar o ganho de massa muscular com exercícios de salto e sem o uso de equipamentos, a pliometria pode ser a alternativa certa para você!
Consulte um personal trainer para realizar sua avaliação física e continue acompanhando nossas dicas de treino aqui no blog!

Ficou com alguma dúvida sobre a pliometria ? Então envie o seu comentário para nossa equipe!

começar a treinarnão desistir do treino