BEM-ESTAR E SAÚDE

Terapias Alternativas

No nosso programa de Terapias Alternativas e Integrativas AICA, o cliente é visto sempre de forma integrada. Através de uma avaliação fisioterápica criteriosa é identificada com uma anamnese (perguntas e respostas), teste específica e exames do paciente, as principais causas que levam os pacientes as suas queixas, para assim, ser traçado um tratamento personalizado individualizado onde se é priorizado o que o cliente quer versus o que ele precisa.

Todos os atendimentos são exclusivos e individualizados, com salas exclusivas, climatizadas e com os melhores equipamentos da atualidade. O cliente então paga a hora de sessão e tem acesso as melhores técnicas da atualidade.

Conheça nossos tratamentos:

002

A acupuntura é a tradicional forma de medicina chinesa, cuja origem perde-se na pré-história. Nos tempos atuais, todo o estudante da ciência médica na China é obrigado a ter pelo menos um curso elementar de acupuntura como complemento da medicina ortodoxa, levado a China pela civilização ocidental. A acupuntura consiste no estímulo, usualmente por meio de uma agulha fina, de certos pontos estratégicos da pele ou orelha, denominados pontos de acupuntura. Estes pontos estão reunidos sob um sistema, por sua vez, denominados de “meridianos”, que se relacionam com os órgãos internos do corpo.

O diagnóstico, nesta ciência – arte, apoia-se sobretudo no que os chineses chamam de “diagnostico de pulso”. A contribuição mais importante da acupuntura o campo da saúde é que, muitas moléstias ou sintomas refratários aos tratamentos estabelecidos pela medicina ortodoxa, podem ser curados ou aliviados através deste método. (MANN, Felix. Acupuntura: a arte chinesa de curar, 1994).

Indicações: Tratamento de diversas patologias, estresse físico e metal, prevenção e promoção à saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e consequências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente. (SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIRORAXIA)

O shiatsu é um método de trabalho corporal que permite dar e receber cuidados, calor e cura por meio do toque delicado. Seu papel potencial na sociedade aumenta constantemente a proporção que diminui a comunicação pessoal direta e o contato humano tátil. Em nossa industrializada e tecnológica vida diária, há um movimento pela maior ligação e cooperação entre os seres humanos, fenômeno que poderá ser muito facilitado pelo Shiatsu.

A terapia shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos em geral e com a palma das mãos, sem empregar nenhum instrumento, mecânico ou não, para exercer pressão sobre a pele humana, visando corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças especificas. (JARMEY, Chris and MOJAY, Gabriel.Shiatsu: um guia completo, 2000).

Indicações: relaxamento, alinhamento energético, muito indicado para estresses físico e mental.

O principal objetivo da Ventosaterapia é controlar a corrente sanguínea, tornando-a mais eficiente, fortalecendo os vasos sanguíneos, removendo qualquer tipo de estagnação do corpo, evitando infartos e derrames. Seu efeito relaxante tem relevante aplicação para facilitar movimentos articulares na liberação do Qi ( forma de energia chinesa ), sendo usada também, para combater estresse, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, asma (especialmente em crianças), nevralgias, dores nos ombros, dor de cabeça, lombalgias, etc.

A Ventosaterapia facilita as trocas gasosas e regula o PH sanguíneo, trazendo um efeito reflexo quando aplicada nos pontos de acupuntura. Pode ser utilizada como massagem, e aplicada junto à drenagem linfática combate a celulite.

A moxabustão tem a propriedade de aquecer o ponto, de remover as obstruções dos “canais”, eliminar o frio e a umidade, normalizando a circulação energética nos vários meridianos. Ela, além disso, favorece variações elétricas e enzimáticas da pele. Devemos dizer que a metodologia mais prática e difundida é a do bastão de Artemísia. A artemísia é uma planta ( Artemísia vulgaris ) que cresce na China e possui propriedades de cura particulares.

Devidamente trabalhada, é transformada em pequenos bastões ( varetas ), em bolotas ou cones, mas pode ser usada também no estado natural, e, quando está  incandescente, irradia calor e raios infravermelhos.
(SCILIPOTI, Domenico. Moxabustão: aplicações da moxabustão em terapia médica. 1996).
Indicação: Patologias em geral, aliviar estresses, equilíbrio energético, algias musculares, prevenir e promover saúde.

Reflexologia é o nome dado ao método de tratamento que envolve massagear de uma determinada maneira todas as áreas dos pés. Existem nos pés áreas reflexas de todas as partes do corpo e essas são encontradas, no dorso e nas laterais dos pés.
O registro mais antigo de uma terapia nos moldes da Reflexologia Reflexologia como é conhecida hoje encontra-se gravura de um túmulo egípcio, de 2330 a. C., na qual aparece uma pessoa segurando o pé de outra massageando a sua planta.
Com o passar dos anos, descobriu-se que a Reflexologia era conhecida entre algumas tribos primitivas da áfrica e também entre os índios peles-vermelhas. Mais recentemente, as duas pessoas responsáveis por documentar a reflexologia conforme ela é hoje conhecida foram o dr. William Fitzgerald e a senhora Eunice Ingham. (HALL,Nicola M.; reflexologia:um método para melhorar a saúde. 1997).
Indicações: Tratamento de diversas patologias, estresses físico e metal, prevenção e promoção à saúde.

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Atendimento Personalizado

com uma metodologia própria de trabalho, todos nossos atendimentos são individuais ou no máximo em dupla.

Equipe AICA

Nosso time é composto de fisioterapeutas, educadores físicos e esteticistas, profissionais são escolhidos “a dedo”.

Excelentes treinos

Aqui você poderá acessar nosso canal e acompanhar todos os vídeos de treinos, atualidades em cursos e várias coisas legais para se atualizar

Adesão simples

Marque uma visita no Instituto AICA ou agende uma avaliação para VOCÊ. Fácil, prático, descomplicado e muito simples.

Fale Conosco

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

(11) 4582-0941
(11) 4492-7735

(11) 95083-0102

contato@institutoaica.com.br
cursos@institutoaica.com.br

R.GIUSEPE FRANCO, 213
JARDIM DAS SAMAMBAIAS – JUNDIAÍ/SP
CEP: 13211440

Siga-nos nas nossas redes sociais