Quando nos anos 50 os grandes astros e estrelas de Hollywood começaram a contratar profissionais da Educação Física para serem seus “treinadores pessoais”, estava-se construindo a ideia de que valeria a pena ter um personal trainer como forma de sedimentar um status e ao mesmo tempo obter auxílio técnico de forma personalizada.
No entanto, com o passar do tempo, as pessoas passaram a perceber a importância de ter um instrutor que entendesse de fato as suas necessidades e capacidades, principalmente porque muitos deles tinham especialização em vários segmentos do esporte.
Neste artigo, você vai conhecer 7 motivos que confirmam que vale a pena contratar os serviços de um personal trainer. São razões suficientes para desmistificar de vez essa profissão.
1. Terá a sua saúde constantemente avaliada
Entre as principais atividades de um Personal Trainer, está a avaliação periódica que inclui a solicitação de exames antes, durante e depois de um plano de exercícios físicos para sempre ter a exata noção de como você está e onde você pode chegar.
Dessa forma, além de garantir um corpo tonificado, o indivíduo terá um incentivo a mais para deixar sua saúde em dia.
2. As atividades são específicas às suas necessidades
Propondo um plano de treinamento de acordo com a sua idade, sexo, biotipo, estrutura óssea e objetivos, o Personal trainer consegue promover resultados eficazes com uma metodologia individualizada de acordo com as necessidades do aluno, podendo modificar os exercícios, fazer adaptações e “condenar” aqueles que não trazem resultados. Isso faz com que o praticante economize tempo e, principalmente, não comprometa a sua saúde.
3. Possuem formação profissional
Outra razão importante para contar com um personal trainer, está no credenciamento obrigatório deste profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF), que assegura tanto o profissional quanto aluno de que o plano de treinamento elaborado e aplicado não comprometerá a saúde do praticante. Claro, seu resultado final e as ferramentas que seu profissional está utilizando sempre mostrará o real investimento que você está fazendo.
4. É mais seguro
Conhecendo as necessidades e objetivos do aluno, o personal é capaz de determinar a intensidade certa para cada músculo, as pausas necessárias entre cada sessão, o número de repetições, além de inibir o overtraining, um dos grandes problemas do universo fitness na atualidade.
5. É um agente motivador
Além de todos os motivos já citados, pode valer a pena ter um personal trainer quando o fator motivação for capaz de influenciar decisivamente o seu rendimento ou mesmo a continuidade das atividades.
Alguém que o auxilie nos seus principais objetivos, incentive-o a ter bons hábitos alimentares, diga aquela palavra certa no momento certo, pode ser fundamental para alguns indivíduos.
6. Os exercícios são personalizados
Não ter que dividir a atenção do instrutor com outros alunos pode ser vital para indivíduos com necessidades específicas, que precisam de uma orientação individualizada, seja com relação a dieta, dificuldades motoras, que apresentem alguma patologia, uso de determinados medicamentos, entre outras questões que devem ser levadas em conta.
7. Terá uma companhia
Por fim, para muitos, ter um personal trainer vale a pena pelo simples fato de que haverá alguém para conversar, mostrar ou discutir os resultados alcançados, fazer amizade, criar métodos de exercícios em conjunto ou mesmo ter a oportunidade de compartilhar algo que aprendeu.
Como vimos, contar com um Personal Trainer pode ajudar a alcançar os objetivos estéticos e de saúde com mais precisão, qualidade e economia de tempo. O que você acha sobre isso? Comente sua opinião aqui nos comentários ou pela nossa página no Facebook!