Como conciliar trabalho, família, amigos e treino

São tantas coisas para fazer em apenas 24 horas que às vezes nós temos a sensação de que não vamos dar conta. Mas não se preocupe: é possível organizar seu dia e torná-lo mais produtivo. Basta seguir nossas dicas!

Organize e mantenha sua rotina

Você pode usar uma agenda de papel ou no celular, pode baixar aplicativos que ajudam a organizar seus horários e te lembram das suas tarefas, pode colocar alarmes no celular, só não vale se boicotar!

Marque todas as atividades que tomarão um tempo considerável do seu dia: casa, filhos, academia, trabalho, faculdade, bar com os amigos, consulta médica etc. Em seguida, organize-as na sua agenda.

Atenção: seguir um cronograma à risca não é tão fácil quanto parece, então é importante ter força de vontade e não desistir de conciliar treino, família e tudo o mais que você precisar.

Estipule horários fixos

Para manter uma rotina, é importante estipular horários. É claro que, para certas tarefas, o horário não é negociável: trabalho, escola dos filhos, faculdade etc. são coisas que já definem por si mesmas seu horário. Organize sua rotina de modo que as outras atividades “sem horário estipulado” orbitem ao redor dessas coisas.

Quando a agenda aperta, a primeira coisa de que as pessoas desistem de conciliar é o treino. Não faça isso: atividades físicas são essenciais para manter sua saúde física e mental em bom estado, além de deixarem seu astral mais elevado e lhe darem mais disposição para suportar todas as rotinas da vida.

Separe alguns dias da sua semana para praticar esportes, três dias devem ser suficientes. Caso sua rotina esteja realmente puxada, acorde um pouco mais cedo e faça alguma atividade física que você goste. Não desanime só porque parece não ser muito tempo, afinal, treinar por vinte minutos é melhor do que nada.

Estipule metas

Isso vale especialmente para os treinos. Se você não tiver objetivos claros e definidos (“terminar todos os relatórios hoje”, “correr por trinta minutos”, “ver todos os meus amigos este mês”), vai se sentir frustrado, achando que todo esse esforço para se organizar está sendo em vão.

Ao estipular metas e prazos, é possível mensurar os avanços. Dessa forma, você perceberá o quanto já conseguiu fazer e não vai desanimar.

Só fique atento para não estipular metas inatingíveis ou muito difíceis para alguém que está começando: isso com certeza vai acabar com toda sua força de vontade. Devagar e sempre, está bem?

Manter uma lista de tarefas e cumprir metas é o primeiro passo para uma rotina mais saudável.

Busque apoio dos seus familiares

Não dá para se concentrar se você estiver preocupado com outras coisas, especialmente se envolvem obrigações da casa.

Para conseguir conciliar treino, trabalho, família e amigos, é uma boa ideia ter a família como aliada: converse com seu(sua) parceiro(a) e suas crianças para explicar que você precisa seguir uma rotina e talvez isso exija uma ajuda deles, como não atrapalhar quando você está fazendo coisas importantes, para que assim seu tempo com eles seja mais bem aproveitado.

Gostou das dicas? Comente aqui embaixo suas sugestões ou opiniões. E não se esqueça de dar uma olhadinha nas outras matérias do nosso blog.

lesões mais comuns