5 Alongamentos que ajudam a evitar lesões na academia

O verão está chegando e os quilinhos a mais precisam desaparecer. Por esse motivo, as idas à academia se tornam mais frequentes e os treinos mais pesados. Mas para que o “projeto verão” tenha resultado, é preciso tomar certos cuidados para evitar possíveis lesões.

Além da necessidade do acompanhamento de um professor para garantir que os exercícios sejam realizados de forma correta e não causarem problemas corporais, o alongamento, muitas vezes subestimado, também é essencial.

Importância do alongamento

O alongamento antes e depois do exercício físico é igualmente importante para fazer com que seus músculos relaxem e garantam um bom desempenho durante o treino e, após a atividade, tenham uma fácil recuperação.

Ter o hábito se alongar, mesmo fora da academia, evita lesões corporais, melhora a circulação muscular e aumenta sua flexibilidade.

No entanto, é importante ressaltar que os músculos devem ser alongados de forma gradativa, sempre respeitando os limites do seu corpo.

Problemas causados pela falta de alongamento

  • Lesões musculares: Ocorrem quando, ao longo de um exercício, as fibras musculares são alongadas além do seu limite, provocando dor (estiramento), rompimento (distensão), enrijecimento (contratura) ou contração involuntária (câimbra).
  • Lombalgia: Dores na região lombar são frequentemente relatadas por pessoas que realizam algum tipo de atividade física. Para evitar lesões na lombar, realize alongamentos progressivos continuamente.
  • Problemas no joelho: Se você sente dor ou desconforto na parte frontal do joelho após ficar muito tempo na mesma posição, você precisa fazer alongamento para fortalecer essa parte do corpo.
  • Tendinite: É caracterizada por dores nos tendões causadas por movimentos repetitivos. Para não sobrecarregar o tendão, realize alongamentos frequentemente, mesmo fora da academia.
  • Limitação nos membros superiores: O início da dor geralmente é gradual e ocorre ao levantar os braços acima da cabeça. Ela é gerada por grandes impactos sem alongamento prévio, provocando uma limitação nos movimentos do ombro e articulações.

Alongamentos para Evitar Lesões

1- Alongamento 1

Musculatura – Apoie o joelho direito e a palma da mão esquerda no chão. Estique a perna esquerda e o braço direito. Permaneça nesta posição por 30 segundos. Repita do outro lado.

evitar lesõesFonte: Freepik

2- Alongamento 2

Lombar – Deite de barriga para baixo. Estique os braços e jogue a cabeça para trás para alongar a região lombar. Permaneça nesta posição por 30 segundos.

evitar lesõesFonte: Freepik

3 – Alongamento 3

Pernas – Apoie-se sobre o joelho direito e estique a perna esquerda. Permaneça nesta posição por 30 segundos. Repita com o lado oposto.

evitar lesõesFonte: Freepik

4- Alongamento 4

Tendão – Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Mantendo as costas retas, incline-se em direção ao chão e tente puxar a ponta dos seus pés. Permaneça nessa posição por 30 segundos.

evitar lesõesFonte: Freepik

5- Alongamento 5

Membros superiores e inferiores – Com as pernas afastadas, aponte o braço esquerdo para sua diagonal direita e o braço direito aponte para o chão. Permaneça nessa posição por 30 segundos. Repita do lado contrário.

evitar lesões

Não deixe a preguiça tomar conta de você! Faça sempre alongamento antes de iniciar seu treino. Assim, você evitará lesões futuras. Veja outras dicas no nosso site e deixe seu comentário.

conciliar treinoparam de treinar