7 principais razões pelas quais as pessoas param de treinar

Após um período de procrastinação, uma pessoa faz matrícula em uma academia. Permanece por um tempo, no qual há uma motivação enorme, mas, depois, esse estímulo vai desaparecendo até que o projeto tem um fim e a pessoa realmente para de treinar. Conhece casos assim?

Você já deve ter presenciado alguém próximo que teve essa experiência ou você mesmo deve ter passado por ela.

Isso gera um questionamento: por que tantas pessoas não levam adiante esse desejo de praticar uma atividade física regularmente? Por que poucos permanecem treinando por vários meses ou até anos?

Você verá a partir de agora 7 motivos que fazem com que muitos fiquem pelo meio do caminho e parem de treinar.É muito comum, depois de algum tempo, ter o desejo de parar de treinar. Mas isso pode ser contornado.

7 razões pelas quais as pessoas param de treinar

Conheça agora os motivos que fazem as pessoas desistirem, até com uma certa facilidade, da academia.

1. Ansiedade por resultados

Ao começar a atividade física, é natural querer resultados rápidos. Aí é que mora o problema. Evidentemente, os efeitos são sentidos, mas não em pouco tempo. O processo é gradual.

Por isso, ao se matricular em uma academia, pense apenas no bem que isso fará ao seu corpo e à sua mente. Lógico que dá vontade de se olhar no espelho no final de cada treino, mas, com tranquilidade, os resultados aparecem.

2. Comparações com os outros

A expectativa também não pode ser muito alta. Comparar-se com uma outra pessoa que teve bons resultados ou que já é atleta, além de desanimar, é uma injustiça consigo mesmo. A única comparação viável é a do antes e depois de você mesmo.

3. Descuido com a dieta

Ao começar a treinar, quanto mais informação, melhor. Muitas pessoas ainda acreditam que os exercícios, sozinhos, são responsáveis pela perda de peso. Uma dieta equilibrada é tão importante quanto praticar exercícios.

Por isso, para obter resultados mais rápidos e efetivos e manter o pensamento de parar de treinar longe de sua cabeça, o ideal é ter uma alimentação balanceada e sem exageros.

4. Falta de comprometimento

Uma vez dedicada parte de seu dia para ir à academia, esse tempo deve ser respeitado com muita produtividade. Nada de intervalos exagerados entre as sessões ou mesmo não fazer alguma série por exigir um esforço a mais.

Tudo o que for preparado para você, tenha certeza de que é possível ser feito.

As conversas com outros frequentadores são importantes e servem como estímulo mútuo, mas devem tomar muito tempo.

5. Falta de tempo

Uma rotina atribulada, com várias atividades no trabalho, em casa e nos estudos, pode sacrificar o condicionamento físico. Isso faz muitas pessoas pararem de treinar.

Para que isso não aconteça, estabeleça prioridades. Se você não puder ficar 2 horas na academia, fique uma ou mesmo meia hora. Qualquer tempo é melhor do que nada.

6. Motivação

Esse é o papel do instrutor. Ele deve ser o seu incentivador. Na falta de um, procure fazer isso por conta própria, vendo vídeos e lendo textos motivacionais.

7. Dor

Dores, principalmente nos primeiros dias de treino, são absolutamente normais. Parar de treinar por causa disso é algo impensável. Mesmo porque, para se obter bons resultados, essa é uma condição.

Se você gostou das dicas, leia nossos outros textos e acompanhe as novidades visitando o site sempre. Comente em caso de dúvidas ou para fazer alguma observação.

evitar lesõesmétodo five